O Laboratório ROBOCORP é um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Inovação que agrega investigadores, professores e estudantes da Escola Superior de Educação (ESEC), do Instituto Superior de Engenharia (ISEC) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), e integra o Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC
Linhas de investigação e de prestação de serviços fundamentais do Laboratório ROBOCORP:
- Análise e intervenção no movimento humano;
- Otimização do comportamento motor e do rendimento desportivo;
- Tecnologia, engenharia, sistemas e robótica para a qualidade da vida;
- Psicologia do tráfego, mobilidade e segurança no cenário rodoviário.
Áreas técnico-científicas do Laboratório ROBOCORP:
- Motricidade Humana
- Matemática Aplicada
- Ciências do Desporto
- Fisioterapia
- Ciências da Saúde
- Robótica e Automação
- Fatores Humanos e Qualidade de Vida
Financiamento inicial:
Os investigadores do ROBOCORP, predominantemente das áreas das Ciências do Desporto, Robótica e Engenharia, Fisioterapia e Análise do Movimento Humano, obtiveram financiamento comunitário da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) (Coimbra – Portugal) no quadro do programa Mais Centro, aprovado em Maio de 2014: Contrato (2013-11 to 2015-03) do Programa Mais Centro, da CCDRC e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER (CENTRO-07-CT62-FEDER-005012; ID: 64765) no total de 553,133.75€, para aquisição de equipamentos científicos para Laboratório ROBOCORP. A candidatura para financiamento foi submetida por equipa do IPC (coordenada por Rui Mendes, Maria António Castro e Nuno Ferreira) e avaliada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Economia.
Fundadores:
O grupo fundador do ROBOCORP, reuniu e aprovou os seus estatutos em reunião de 2014-05-23, apesar da sua atividade remontar a 2010, desenvolvendo projetos multidisciplinares nas suas principais linhas de investigação. Três investigações conducentes ao grau de Doutor em Ciências do Desporto (Gonçalo Dias, Pedro Mendes e Filipe Clemente) e uma no âmbito da Engenharia e Robótica (Micael Couceiro) foram enquadradas pelo ROBOCORP, aquando do processo de candidatura a financiamento.
Membros:
Rui Mendes (ESEC)
Maria António Castro (ESTEsC)
Nuno Ferreira (ISEC)
Fátima Pereira da Silva (ESEC)
Fernando Martins (ESEC)
Gonçalo Dias (ESEC)
Pedro Mendes (ESEC)
Os membros do Laboratório ROBOCORP usam a referência “Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, ROBOCORP” na sua filiação como autores.
The members of ROBOCORP use the reference “Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, ROBOCORP” in their affiliation as authors.