Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

À conversa com...

Terça, 9 Janeiro, 2018 a Segunda, 14 Maio, 2018

Iniciativa organizada no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB que contempla a realização, ao longo do ano letivo, de diversos Seminários sobre temas específicos relativos a uma das áreas fundamentais deste Ciclo de Estudos. 

Assim, em À CONVERSA COM... trar-se-ão ao debate diferentes questões da área da linguística, muito particularmente questões relacionadas com a aquisição e desenvolvimento linguístico das crianças, e que são determinantes para a prática letiva de docentes e futuros docentes. Trar-se-ão, também, ao debate questões da área da didática, perspetivando-se novas abordagens aos conteúdos programáticos a partir do exemplo prático.

No seguimento de uma visita a Portugal de docentes e estudantes da Universidade de Gröningen (Holanda), fomentar-se-á, ainda, um workshop de partilha entre docentes e estudantes por forma a colocar em evidência diferentes práticas e abordagens aos conteúdos programáticos em ambos os países: Portugal/Holanda.

À CONVERSA COM... tem por objetivo ser um espaço de atualização científica para docentes cooperantes da ESEC e, simultaneamente, um espaço de aprofundamento para os alunos dos diferentes Mestrados de Formação Inicial de Professoes, oferecendo-se, ainda, como espaço de diálogo e de partilha entre docentes e futuros docentes.

Organização

Natália Albino Pires (ESE-IPC)

 

27 de novembro 2017 | Isabel Roboredo Seara

Desvendando textos epistolares: desafios linguísticos, literários e e didáticos

Isabel Roboredo Seara

Universidade Aberta, Lisboa, PORTUGAL

Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

Laboratoire d’Études Romanes- PARIS 8

(Inscrição gratuita mas obrigatória - sem certificado. Se pretende certificado consulte aqui)

 Resumo:

O género epistolar tem o estigma do gesto nómada, peregrino, vagabundo e ficou reduzido, ao longo das últimas décadas, ao seu estatuto subalterno. As cartas, esses textos intimamente amarrados às pessoas e à sua história, colecionados fervorosamente, editados, queimados, violados, têm sido considerados pertença de um género menor e secundário.

São apenas amplamente glorificados quando explicitam dados biográficos misteriosos ou quando, de forma subsidiária, esclarecem ou desvendam factos históricos ou sociais.
Neste curso, pretede-se promover a reflexão sobre a importância do estudo dos textos epistolares no panorama social e literário português. Partindo da explicitação de modelos teóricos de análise, evidenciar-se-ão algumas especificidades discursivo-textuais dos textos epistolares que, embora esquecidos ou preteridos nas análises linguísticas e literárias, configuram uma excelente oportunidade para reflexões sociológicas e para posteriores aplicações didático-pedagógicas.

Para ilustrar esta forma insubstituível da sociabilidade, serão analisadas várias peças de correspondências de grandes escritores portugueses, ao longo dos séculos, que são considerados marcos inestimáveis da literatura, pelo que se defenderá a sua a integração em aula de língua portuguesa.

Promover-se-á, por fim, o desejo de descobrir textos inéditos, de correspondências autênticas ou de ficção para aplicação dos fundamentos teóricos adquiridos.

 

9 de janeiro 2018 | Maria Lobo

Aquisição de pronomes: desenvolvimento linguístico e implicações para o ensino

Maria Lobo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA)

Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Nesta comunicação, apresentar-se-ão resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico de diferentes tipos de pronomes (pronomes clíticos e pronomes sujeito), considerando aspetos da produção e da interpretação. Serão identificados aspetos de desenvolvimento precoce e aspetos de desenvolvimento tardio, e serão discutidas as implicações para o ensino, em particular no desenvolvimento da leitura e da escrita.

 

 

9 de fevereiro 2018 | Marielle van den Hul-Kuijten (U. de Gröningen, Holanda)

Informação a disponibilizar brevemente.

12 de março 2018 | Ana Luísa Costa (ESE-Setúbal)

Informação a disponibilizar brevemente.

16 de abril 2018 | Ana Lúcia Santos (FLUL)

Informação a disponibilizar brevemente.

14 de maio 2018 | Sara Trindade (FLUC)

Ambientes digitais de aprendizagem: o ensino móvel na construção de novos cenários de aprendizagem

Sara Trindade

(FLUC/DHEEAA/CEIS20)

Resumo

Numa Era onde a tecnologia assumiu um papel preponderante no desenvolvimento da nossa sociedade, torna-se cada vez mais importante reconhecer a sua utilidade na Educação. Nesse sentido, tanto educadores como estudantes devem procurar "aprender a funcionar" em ambientes digitais e "aprender a usar" diferentes ferramentas digitais, nomeadamente as associadas aos dispositivos móveis que são hoje cada vez mais parte do quotidiano dos estudantes. É neste contexto que procuraremos explorar algumas das possibilidades didáticas que podem resultar da interação entre a imagem e a tecnologia digital.

 

Inscrição para certificado: Esta inscrição é apenas válida para quem pretende certificado do Ciclo de Sessões "À conversa com..." e que implica o pagamento de 5€. O certificado só será emitido no final do ciclo de sessões e apenas com as sessões em que participou. O participante deve inscrever-se em cada sessão individualmente através do site da ESEC e assinar a folha de presenças.

‹ Voltar