Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Comunicação Social - Novos Media

Concebido a pensar nos desafios que se colocam hoje tanto a profissionais dos media como a estudantes provenientes de estudos de 1º Ciclo, o Curso de Mestrado de Novos Media desenvolve, de forma avançada, conhecimentos operativos e reflexivos relativamente às linguagens e ferramentas de comunicação hoje potenciadas pelas tecnologias digitais.

Pretende, deste modo, capacitar para uma melhor compreensão das dinâmicas mais complexas da sociedade dos media, e fornecer os instrumentos para o desenvolvimento de trabalhos de projeto e de intervenção inovadores nos vários domínios da comunicação.

Destina-se aos estudantes de primeiro ciclo da área dos estudos dos media, ou que considerem os media como um instrumento essencial de formação ou trabalho, mas igualmente aos profissionais dos media que, confrontados os desenvolvimentos recentes do ecossistema mediático, consideram a atualização formativa um fator decisivo para o sucesso profissional.  

 

Outras informações:

Regulamento do Mestrado

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo: NCE/12/00696
Decisão: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da Publicação: 20-03-2013

Registo DGES

Registo inicial: R/A-Cr 59/2013 de 07-05-2013

Coordenação do Mestrado

Gil António Baptista Ferreira

Diploma

Objetivos

  • Habilitar os alunos com uma preparação académica avançada e uma especialização prática e crítica para o exercício de actividades profissionais em diversas vertentes da comunicação através dos media.
  • Proporcionar a aquisição de competências específicas – conceptuais, tecnológicas e criativas - no âmbito da comunicação social, das linguagens às ferramentas da comunicação e dispositivos dos novos media.
  • Criar as competências práticas, críticas e reflexivas necessárias ao desenvolvimento de trabalhos de projecto e de inserção profissional inovadores e experimentais no domínio dos novos media.
  • Capacitar para a compreensão e aplicação de enquadramentos teóricos e práticos traduzidos na operacionalização de ferramentas essenciais ao exercício profissional nas áreas do curso.
  • Prover o conhecimento das diversas realidades sócio-económicas na área do curso, identificando e desenvolvendo as possibilidades profissionais e de concepção de conteúdos, produtos e serviços.

Plano Curricular

Diário da República

Candidatura

A 4.ª Fase de candidaturas para a Edição 2019/2021, decorre de 20 até 27 de setembro em https://inforestudante.ipc.pt


No processo de candidatura devem ser anexados:
a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e funcionamento do curso por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

 Edital

1.ª Fase
- Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

2.ª Fase
 - Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

 

3.ª Fase: 

- Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

4.ª Fase: 

- Lista de candidatos admitidos

Destinatários

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Calendário

Calendarização 1º ano_1º semestre