Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu
Image

Inspiring Alumni - João Antunes (Comunicação e Design Multimédia e Mestrado em Marketing e Comunicação)

Monday, 8 June, 2020

Os cursos são muito direcionados para os alunos começarem a pensar o que fazer com as ferramentas que adquiriram quando confrontados com a realidade fora da escola – um contexto profissional muito competitivo.

João Pedro Antunes é licenciado em Comunicação e Design Multimédia (ESEC) e detentor do grau de Mestre em Marketing e Comunicação (ESEC). Atualmente é Chief Marketing Technology Officer na Liminal, uma Startup com cerca de dois anos sediada no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra.

 Qual o seu percurso profissional após a conclusão do curso?

Tudo começou no meu último ano de mestrado em Marketing e Comunicação, enquanto realizava a tese, sabia que seria o último passo antes de começar a construir o meu “percurso profissional”, na área que sempre me despertou maior interesse. Assim, comecei a enviar currículos para várias empresas, da área tecnológica, principalmente no distrito de Coimbra. Por motivos pessoais, o objetivo seria iniciar a carreira de Marketing e fixar-me na minha cidade.

Assim fui contactado para várias entrevistas em diversas empresas, entre elas a Openlimits, também sediada no IPN. Depois de 3 dias de entrevistas com várias fases (nomeadamente, testes de personalidade, dinâmicas de grupo e apresentações), fui selecionado para integrar a equipa de Marketing da Openlimits.

Colaborei nesta empresa por dois anos, período em que me foi possível seguir os meus interesses e enveredar por uma área que até então desconhecia, o Marketing Tecnológico. E, aproveitando as portas que a Openlimits me abriu, fui consolidando os conhecimentos adquiridos não só no curso CDM, como aprofundando outros, com pesquisas e estudo orientado para o trabalho que ia desenvolvendo.

No final do ano de 2017, surgiu a oportunidade de integrar um novo projeto, uma startup totalmente dedicada ao marketing tecnológico, a Liminal. Este projeto tem como objetivo apoiar as empresas de Portugal a implementar tecnologias de marketing, como: automação, gestão de clientes, entre outras. Desde então, tenho trabalhado em imensos projetos e investido em formações que me têm permitido crescer profissionalmente na Liminal.

O Curso de Comunicação e Design Multimédia correspondeu às suas expectativas?

Sim definitivamente, depois de ter estado em Comunicação e Design Multimédia o sentimento foi de que finalmente encontrei o meu lugar, as três áreas consolidadas numa só licenciatura têm-me ajudado no desenvolvimento de vários projetos na Liminal e também projetos pessoais.

Porquê a opção pelo Mestrado em Marketing?

A escolha do mestrado em Marketing e Comunicação tratou-se de uma opção estratégica, tendo em conta que tinha o objetivo de alargar o meu conhecimento e o leque de opções no mercado de trabalho.

 

Qual a importância que atribui à formação na ESEC para o seu percurso profissional?

Tal como já referi, tanto a licenciatura como o mestrado que realizei na ESEC foram essenciais para criar o meu percurso profissional. É difícil imaginar que estaria na situação profissional atual na Liminal se em 2010 não tivesse entrado no curso de Comunicação e Design Multimédia e logo de seguida no mestrado em Marketing e Comunicação. Aliado aos conhecimentos mais teóricos, penso que existe uma componente prática e uma preocupação, quase como que um valor, sim um valor, presente na ESEC de dotar os seus alunos de uma espécie de “consciência de trabalho”. Os cursos são muito direcionados para os alunos começarem a pensar o que fazer com as ferramentas que adquiriram quando confrontados com a realidade fora da escola – um contexto profissional muito competitivo. Esta preocupação incutida nos cursos, desenvolveu o meu espírito crítico, empreendedor, e mais comunicativo, tornando-me um profissional mais preparado para o mundo do trabalho.

  Quais os momentos/experiências do seu percurso Académico que gostaria de destacar?

Os tempos na ESEC tornaram-me uma pessoa empenhada na minha área profissional e agradeço aos meus professores pela qualidade sempre exigida. Porém, tenho de destacar o meu estágio da licenciatura na ESEC e a tese de mestrado. Considero que estes foram os momentos que mais me aproximaram do mercado de trabalho e que me tornaram uma pessoa mais exigente comigo próprio.

 Quais as melhores recordações que guarda da ESEC?

São imensas as boas recordações que guardo da ESEC, posso sem dúvida destacar as primeiras semanas de descoberta do espírito académico na instituição e a alegria de conhecer novas pessoas.

Outro momento a destacar aconteceu no segundo ano da licenciatura, o ano em que participei na organização do carro do curso e tive o prazer de viver o momento “auge” da vida académica em Coimbra, o dia do cortejo.

Depois, destas e outras recordações é caso para dizer que a palavra saudade tem realmente outro significado.

‹ Back