Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu
Image

Aluna da Arte e Design vencedora no Concurso Sardinhas de Lisboa

Monday, 1 June, 2020

Juliana Vieira, Maraca (Jullyvrose), aluna do 2º ano da licenciatura em Arte e Design da ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra é uma das vencedoras do Concurso Sardinhas de Lisboa 2020.

A Sardinha vencedora, "Espera sentado!", de Juliana Vieira foi desenvolvida no âmbito da unidade Curricular de Oficina de Design, sob orientação da docente Sílvia Espada. Todos os alunos do 2º ano apresentaram propostas e além da Sardinha vencedora da Juliana Vieira esteve ainda em votação para Menção Honrosa a proposta da aluna Marta Luís.

Para a estudante do 2º ano, o facto desta oportunidade ter surgido como proposta de trabalho numa unidade curricular foi “muito motivante”, porque “além de puxar muito pela nossa criatividade, também nos dá um toque de competitividade, o que eleva sempre mais alto as nossas ideias e expectativas”, reconhece.   Considera que como alunos de arte e design “devemos aproveitar todas as oportunidades que estão ao nosso alcance, e este tipo de concurso de design são uma mais valia. O importante é não desistir e levar este tipo de concursos numa boa onda, não participar pelo prémio, mas sim pela experiência. Acreditem que quanto menos esperamos, coisas boas acontecem.”

Nesta edição foram submetidas 3639 propostas de sardinhas, provenientes de 53 países.

A ideia para a sua Sardinha “Espera sentado!” baseia-se numa senha e “surgiu de uma ida ao talho no tempo de quarentena, em que tive de tirar uma senha e esperar pela minha vez, como todos os outros. Bastou-me olhar para a senha e visualizei logo um rabo de sardinha, e toda uma nova ideia surgiu na minha cabeça.... fiquei feliz porque sabia que para além de original tinha todo um conceito muito forte por trás. Assim que cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi esboçar a ideia e pedir opinião a minha professora que se mostrou logo muito satisfeita.” 

O Concurso teve 10 sardinhas vencedoras. A proposta de Juliana Vieira foi uma das seis escolhidas pelo júri, composto pelo artista plástico Ricardo Ramos, pela radialista e apresentadora de televisão Inês Lopes Gonçalves, pelo escritor, realizador, ilustrador e músico Afonso Cruz e pelo designer Jorge Silva.

Quando a contactaram para informar que tinha vencido o concurso, Juliana pensou que “fosse um erro, e não quis acreditar”. No decorrer da conversa até lhe disse que “não sabia que havia um prémio monetário e que achava só que as sardinhas seriam só distribuídas pelos santos, ele riu-se”. “Foi uma sensação muito boa e é sempre bom quando um esforço é recompensado”, conclui.

‹ Back