Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu

Projeto Viajar com Livros

Wednesday, 12 May, 2021 to Friday, 18 June, 2021

Entre os dias 12 de maio e 18 de junho 2021 será dinamizada, pela Docente Sofia Gonçalves, a IV Edição do Projeto Viajar com Livros.

A sessão inaugural decorrerá no dia 12 de maio, pelas 12h00 (Portugal)/ 10h00 (Cabo Verde), em formato online, e o Projeto decorrerá, entre 13 de maio e 18 de junho 2021, nas escolas de Cabo Verde com a participação de 60 fantásticos/as Contadores/as de Histórias, entre os quais se destacam os/as alunos/as de Educação Básica e Teatro e Educação da ESEC.

Pensar a Escola enquanto lugar de decisão e de gestão curricular é pensar a prática pedagógica enquanto atividade de investigação e de intervenção para a mudança. Considerando a Escola uma instituição que não se esgota na instrução e que tem de ampliar o seu papel na formação de leitores, desenvolve-se o Projeto Viajar com Livros.

O Projeto Viajar com Livros, coordenado pela Docente Sofia Gonçalves desde 2009 em Cabo Verde, visa criar Bibliotecas Escolares nas várias ilhas do arquipélago. Este projeto nasceu com o apoio e colaboração da empresa Mota-Engil, aquando da sua intervenção no porto de Palmeira na ilha do Sal.

Ao longo das edições que foram realizadas, o projeto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota- Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o KINDER (CES).

Sem qualquer tipo de financiamento, apenas com uma grande paixão pela Educação, este projeto tem conseguido mover "ilhas e oceanos" e alcançado os grandes objetivos:
1. Criar espaços de leitura (bibliotecas escolares e cantinhos de leitura);
2. Promover o gosto pela leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde;
3. Contribuir para a formação de cidadãos, permitindo a todos o acesso às informações e à perceção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca, num contexto de conhecimento, sabedoria e informação;
4. Despertar as crianças para o gosto e interesse pela leitura, transformando a biblioteca num local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se;
5. Conhecer várias formas de expressão da linguagem;
6. Despertar a curiosidade para pesquisa de assuntos variados com o objetivo de transpor este conhecimento para outras áreas, adquirindo uma postura crítica, reflexiva e interativa.

Num momento em que o Mundo atravessa um enorme desafio, urge reinventarmo-nos nos mais variados contextos, mantendo ativos os vários eixos de intervenção dos processos educativos. O projeto Viajar com Livros, neste ano de pandemia, pretende chegar às escolas de Cabo Verde em formato digital, proporcionando momentos de leitura, escuta de histórias, interações com crianças e profissionais de educação de várias entidades de Portugal e Cabo Verde.

‹ Back